ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP em exposição na Praça da Liberdade

A amazona – Retrato de Marie Lefébure, 1870/1875

Trata-se do maior acervo de arte da América Latina já exposto no CCBB Belo Horizonte.

 

 

Foi prorrogada até 2 de julho a exposição “ENTRENÓS – A figura humana”, composta por obras de arte do acervo do MASP, aberta a visitação no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), localizado na Praça da Liberdade, 450.

A exposição tem como eixo central a representação da figura humana, tema que atravessa diferentes histórias da arte presentes nas diferentes coleções do acervo do MASP. Da celebrada coleção europeia, passando pelas coleções pré-colombiana, africana, brasileira e latino-americana. Com peças do Povo Iorubá (Nigéria), da cultura Chancay (Peru) e de artistas como Rafael, Ticiano, Renoir, Van Gogh, Picasso, Diego Rivera, Burle Marx, Portinari, Djanira, Flávio de Carvalho. Curadoria: Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio.

A amazona – Retrato de Marie Lefébure, 1870/1875

O acesso é gratuito, mediante cadastro e retirada de entrada na bilheteria. Para maior comodidade, desde sexta-feira, dia 9 de junho, os visitantes das exposições no CCBB BH contam com a facilidade realizar o cadastro e emitir a entrada pelo site www.eventim.com.br ou pelo aplicativo da Eventim.

A  exposição “ENTRE NÓS – A figura humana do acervo do MASP”, reúne mais de 100 obras do maior acervo de arte da América Latina. As obras, provenientes do museu paulistano, poderão ser vistas no CCBB Belo Horizonte até o dia 02 de julho. É uma oportunidade única de ver quadros dos artistas Jacopo Tintoretto, Édouart Manet, Lasar Segall, Paul Gauguin, Anita Malfatti, Diego Rivera e Cândido Portinari, além de muitos outros grandes nomes das artes plásticas.

 

Bailarinas

Entre os destaques de Entre nós… está uma conjunto de 12 esculturas do artista francês Edgar Degas que mostra a evolução dos movimentos de uma bailarina – Bailarina que calça sapatilha direita, Bailarina descansando com as mãos nos quadris e a perna direita para a frente e o feminino, como em Mulher grávida e Mulher saindo da banheira. “Degas não fez essas esculturas para expor, mas para estudo plástico e dialogava muito com seus desenhos e pinturas. Quando ele morreu, os amigos, para evitar que esses esboços que eram feitos de argila e cera se perdessem, fizeram fusões em bronze e o resultado está aí. O MASP é um dos sete museus do mundo que têm essa coleção”, frisa Luciano Migliaccio, curador adjunto do MASP.

A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, revela, através da pluralidade de artistas e estilos, a consequente diversidade da representação da figura humana na arte. Não por coincidência, “ENTRE NÓS”, que encerra a sua itinerância em Brasília, após a montagem em Belo Horizonte, foi denominada pelos milhares de visitantes cariocas como “A GRANDE EXPOSIÇÃO”.

Jacopo Tintoretto – Ecce Homo ou Pilatos apresenta Cristo à multidão, 1546-47

De acordo com funcionários do CCBB, centenas de crianças, alunos de diferentes escolas de todo o estado de Minas Gerais, têm visitado a exposição. Escolas interessadas em levar seus alunos para conhecerem o acervo do MASP podem ter o privilégio, se a visita for agendada por telefone, de um atendimento diferenciado aos alunos, que conta inclusive com um guia exclusivo, não disponível para os visitantes. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3431-9400.

A exposição apresenta ao público a diversidade de formas de representação ao estabelecer um recorte cronológico e um diálogo entre as distintas formas de representação e culturas, com um arco histórico que se inicia entre os anos 900-1200 D.C., com as peças pré-colombianas, e que vai até os dias de hoje. A mostra conta com a curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, da equipe de curadores do MASP.

A exposição é aberta ao público de quarta à segunda, das 9 da manhã até as 9 da noite. A entrada é franca.

 

Be the first to comment on "ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP em exposição na Praça da Liberdade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*